Doenças Alérgicas

Dermatite de Contato


O que é?

A substância contactante é capaz de penetrar na pele e estimular o sistema imunológico do indivíduo a produzir linfócitos T que liberam várias citoquinas, provocando uma reação inflamatória, clinicamente chamado de eczema.


Causas

A dermatite de contato pode ocorrer por causa de uma substância que o paciente utilize com frequência, por exemplo: removedor de esmalte, conservantes, produtos de limpeza, cosméticos, metal, etc.


Sintomas

Os sintomas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância. Geralmente, os sintomas são inchaço, ardência e sensação de queimação, bolhas (vesículas), formação de crostas e descamação. Em alguns casos, os indivíduos podem sentir dor na região.


Diagnóstico

O diagnóstico consiste no histórico de exposição a um agente irritante ou alergênico. O médico pode solicitar um teste de sensibilidade ou de contato (Patch Test) para identificar qual a substância que está causando alergia. Exames como biópsia da lesão da pele também podem ser recomendados.


Tratamento

O tratamento é feito de cremes ou pomadas de corticosteróides para reduzir a inflamação, medicamentos como imunomoduladores, emolientes e hidratantes para manter a pele úmida e anti-histamínicos.


Rua Manuel da Nóbrega, 354 - cj 85 - Paraíso - SP

contato@portaldaalergia.com.br

CLÍNICA

(11) 3287-4144

AGENDE VIA WHATSAPP

(11) 98553-6781